Tabela de peso e altura por idade (crianças e adultos)
28 de outubro de 2021
O crescimento normal da criança é o melhor indicativo de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina, essa evolução deve ser monitorada. Nessa fase, isso é feito pela ultrassonografia obstétrica. Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvas de crescimento para avaliar se o padrão de desenvolvimento está compatível com crianças e adolescentes de mesmo sexo e idade e verificar se está de acordo com o padrão de estatura da família.
Em cada idade, novas conquistas e descobertas são esperadas.
No artigo de hoje, trazemos referências utilizadas pelos médicos para indicar se o desenvolvimento do seu filho está adequado. Lembre-se, porém, que qualquer diagnóstico deve ser realizado por um profissional especializado.
A tabela de peso e altura por idade para bebês é uma referência utilizada pelos pediatras para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças até os 2 anos de idade.
Com diferenças entre proporções de altura e peso para meninos e meninas, o pediatra avalia, com a tabela de peso e altura por idade, outras informações da criança, como:
- rotina de sono
- alimentação
- distúrbios ou alergias alimentares
- histórico de cólicas ou refluxo
- rotina e hábitos dos pais e responsáveis
- outras informações relevantes sobre o dia a dia do bebê
O controle desses dados – e de suas proporções – é fundamental, já que a tabela por si só serve para referência. Para avaliar e identificar falhas ou prejuízos no desenvolvimento da criança, é preciso sempre um acompanhamento médico.