logo

Hepatites virais: perguntas e respostas

13 de outubro de 2021

Existem muitos vírus que podem causar hepatites, concentrados, principalmente, em cinco variações da doença: A, B, C, D e E. No geral, as hepatites causam diferentes tipos de inflamação no fígado, com maior ou menor intensidade, sendo que as mais letais são as três primeiras.

O combate a essas doenças do fígado parte da prevenção e do diagnóstico precoce, logo nos primeiros sintomas – ou na falta deles, como veremos. Para auxiliar, criamos uma série de perguntas e respostas, abordando diversos detalhes da doença. Saiba mais:

1 – Afinal, o que acontece quando alguém está com hepatite?

Nosso fígado tem funções essenciais para a manutenção do corpo. Ele filtra o sangue bombeado pelo coração, para retirar impurezas e substâncias nocivas, que são eliminadas nas fezes e na urina. Álcool, drogas e alguns medicamentos são “filtrados” pelo órgão.

Ele também é o órgão responsável por produzir a bile, líquido que auxilia o sistema digestivo a quebrar as moléculas dos alimentos, além de armazenar a energia de tudo que consumimos.

Quando o organismo desenvolve algum tipo de hepatite, acontece uma inflamação no fígado, mais frequentemente causada por processos infecciosos, com intensidade que pode variar de acordo com a causa. Sendo assim, as células do órgão são destruídas, prejudicando seu funcionamento.

Por isso, os principais sintomas, como veremos a seguir, envolvem mudanças na coloração da pele e de dejetos corporais, que estão diretamente ligados à atuação do fígado no corpo.